domingo

Digestão

Escrever requer hábito, disciplina e, sendo sincero, um pouco de saco. Assim como qualquer coisa que se quer fazer, o espaço em branco é sedutor e traiçoeiro, e acho que é justamente por confrontar algo tão ilimitado que as pessoas que criam geralmente não batem bem da cabeça.

É sério. Mas alguém tem de fazer o serviço.

Ultimamente eu tenho pensado bastante nesse aspecto caótico da folha em branco, tentado entender como várias idéias significam nada se você não tem colhões pra enfrentar a maldita folha em branco. Afinal, idéias não te faltam certo? Você poderia encher 300 folhas em branco, e mesmo assim elas não te diriam nada. E nem sempre é porque a idéia é ruim, pois acredito que as idéias estão por ai vagando esperando achar uma cabeça pra se alojar desde que existem cabeças (ou coisas que funcionem como cabeças) no planeta.

É sério.

Pense comigo, numa pequena análise biológica: Todos precisamos comer. E para isso, precisamos de toda a aparelhagem necessária; boca, esofago, estomago, e por ai vai. Cada um desses orgãos é responsavel por uma função, o que portanto cria uma necessidade que, se não for saciada, causa problemas. Como todos esses aparelhos são interligados, a necessidade de um orgão é refletida no orgão diretamente interligado e que, dependendo da rede de conexões, reflete a necessidade em outro lugar. Por isso associamos o ato de comer a boca e não aos ouvidos. Entende o que eu quero dizer? Pra que se possa criar essa associação, e entendo aqui "associação" como um rascunho das idéia, é necessário haver uma necessidade. Mas de nada adianta a necessidade se você não consegue associar "a fome à boca". A folha em branco é caótica porque ela não te dá indicios da necessidade, que é sua, mesmo que você não queira acreditar.
Então não é pra culpar a folha em branco. Muitas pessoas vivem bem sem precisar escrever um diário ou pintar um quadro, mas não conseguem viver sem comer.

Então devore a folha em branco. Com a boca.

3 comentários:

Talita Muniz disse...

...Confesso q naum entendi.
Será o sono ou algumas ligações cósmicas estão se desfazendo?
Bjoka.

Anônimo disse...

mas é por isso que ela está em branco....para que possamos preenche-la e colori-la do nosso jeito....

e por favor, não devore as palavras...

Beijo!
Que bom que voltou...

bu disse...

adorei o post.
a folha em branco, muitas vezes, dá medo; porque ela ali, branca, muitas vezes significa o vazio e o tudo que você quer/pensa em escrever...
sei lá